Esta foi a terceira meia maratona, até então tinha corrido duas vezes a meia das cataratas aqui em Foz, então estava ansioso para correr outra e sentir a diferença de percurso e ver como iria.
Não consegui treinar muito, mas imaginava que melhoraria meu tempo de 1h42min59s porque pensava que seria um percurso todo plano. Ledo engano. Como foi a primeira edição da prova, não tinha muitos detalhes no site http://www.sb5.com.br/ sobretudo quanto a altimetria.
Apesar de ir sozinho foi uma experiência de vida muito interessante (nas próximas viagens minha esposa disse que vai junto). Depois de avião até Curitiba e ônibus até Itajaí, cheguei ao Centreeventos da cidade, um espaço enorme e todo coberto, uma estrutura de respeito. Fiquei hospedado no Hotel Rota do Mar por apenas R$75,00 há 800 metros da largada.
No domingo encontrei outros corredores da cidade de São José, foi curioso conhecê-los.
Fui trotando até a largada, estava com o tempo nublado e uns 18° graus, muito bom para correr.
Durante os primeiros quilômetros começou a chover e com o percurso no plano estava ótimo para correr, pena que eu não estava muito bem e me esforçava para manter um ritmo imagino eu que num 5 min/km. Infelizmente não tinha as marcações dos km então não sabia o exato ritmo que eu estava, só me lembro que era ultrapassado a cada pouco. Quando estava com 50 minutos de corrida me senti melhor e conseguia correr com mais vontade.
Como nem imaginava a altimetria do percurso, eis que a grande surpresa, um tanto quanto desagradável, um enorme morro onde vários corredores começaram a caminhar e eu tive que fazer o mesmo. Ali quebrou todas as chances que eu tinha de melhorar meu tempo. Em seguida, descemos o morro e fomos até uma altura perto de uma praia, um belo visual. O problema foi que teve o retorno e novamente subir e desce o temido morro (depois fui ver a altura do morro, 59 metros). Durante estas dificuldades encontrei uma corredora com a camiseta de Ironman e buscamos incentivar um ao outro. Num momento ela distanciava e no outro eu passava ela. Até que já retornando com uma pequena chuva eu passei e consegui acelerar, não sendo mais ultrapassado.
Incrivelmente me senti bem e acredito que passei uns 10 corredores. Parecia que logo iria terminar, mas não foi bem assim. O percurso foi até o farol de Itajaí, e eu não via a hora de terminar. O pessoal da hidratação dizia que faltava apenas 3 km, mas nas minhas contas foram bem mais. Senti um bom cansaço, mas manter o ritmo era questão de honra.
Não tenho relógio com GPS, e pelo que me lembro do percurso coloquei no mapa do site linhadechegada.com gerou uma distância de 22,4 km, assim teria feito a Meia para 1:42:30. Na chegada comemorei como se fosse um gol, pulando e feliz com o tempo de 1:48:48, ritmo de 5:10/km. Sei que foi mais de 5 minutos acima do meu melhor tempo, mas fiquei feliz porque me pareceu que a distância foi maior que o normal e teve uma elevada subida por duas vezes.
Por fim, fiquei muito feliz e espero participar de outras provas e ter condições físicas, emocionais e financeiras para viajar e participar de muitas provas pelo Brasil e até um dia no exterior.
Dados pessoais
Prova - 1ª Meia Maratona de Itajaí
Cidade - Itajaí - SC
Distância - 21,1 km
Tempo - 1:48:48
Ritmo -5:10
Velocidade média - 11,64 km/h
N° Peito -599
Colocação Masculino - 76° de 184
Colocação Categoria - 12° de 21
Percurso - Muito difícil porque tem que subir e descer um enorme morro duas vezes.
Hidratação - Ideal! imagino que a cada 3 km e com isotônico na metade da prova.
Medalha - Muito bonita com escrita até na fita e personalizada com o nome da prova.Faltou só a data.
Organização - Boa! com a marcação dos resultados com chip de cronometragem. Apenas na marcação dos quilômetros falharam, porque não colocaram. A hidratação foi correta, mesa de frutas na chegada com muita melancia, mexerica, banana e isotônico.
Inscrição - Por se tratar de Meia Maratona R$55,00 antecipado foi um valor bem acessível, ainda mais que no kit teve a camiseta, chip descartável e um porta numeral que usarei para as próximas corridas.
Premiação - Troféus para os 5 primeiros no geral e para os 3 primeiros nas categorias de faixas etárias a cada 5 anos, ideal para nós amadores!
Concluintes - 210 na meia (26 mulheres e 184 homens) 219 nos 5 km (89 mulheres e 130 homens). Total: 429 (115 mulheres e 314 homens)
RESULTADOS
Robson,
ResponderExcluirPela leitura, percebi que foi uma corrida com nível de dificuldade acentuado, todavia, pelas imagens é nítido a sua satisfação de ter concluído mais uma Meia Maratona. Parabéns pela prova, quanto ao tempo de prova, só nos impulsiona a treinarmos para um bom desempenho. Ultra abraço,
Dionísio Silvestre
http://correrpurapaixao.blogspot.com.br/
E aí Robson, parabéns pela experiência de testar uma meia-maratona fora de casa.
ResponderExcluirMandou bem ! aqui em CG tem um mini morro (32m) e mtas provas a gente passa por ele, a gente até acostumou !
Isso, bons treinos.
Infelizmente a data n foi boa para mim e não irei de novo para Meia das Cataratas. Manoel da nossa equipe vai, se estiver por lá na hora da premiação, converse com ele, ele é da faixa 60a64 e certamente terá seu lugar no pódio. Ano passado ele mandou a meia para 1h25 !!! (fera).
Abraço
Rodrigo Augusto
corridaderuams.blogspot.com.br
Obrigado Dionísio,
ResponderExcluirRealmente foi uma corrida incrível e uma enorme experiência.
Abco
Obrigado Rodrigo,
ResponderExcluirQuem sabe um dia vou correr ae no MS. Por enquanto é mais fácil vcs virem pra cá. Boa sorte ao Manoel na Meia das Cataratas. Se puder eu apareço.
Abco