Conheça a quilometragem ideal para os seus treinos e garanta mais qualidade de vida
01/03/2013 10:52
| Por
Miguel Sarkis
falecom@miguelsarkis.com.br
Foto: Ricardo Moreno
|
Achar uma formula ou uma quantidade de quilômetros para correr, principalmente quando desejamos encarar algum desafio em corridas, nos remete a exageros que nem sempre nos predispõe a eficiência fisiológica. Então, proponho para quem deseja correr muito começar com pouca quilometragem, até por pelo menos 12 meses de iniciado em um programa de corridas.
Para determinar o que é pouco e o que pode significar muito ao seu organismo, depende de alguns critérios de vida individual, aliado a qualidade da sua saúde e a qualidade das atividades esportivas em sua vida. Dizer que somente um exame de saúde determinará a quilometragem possível nem sempre é verdadeiro. Correr, apesar de doenças apresentadas pelo seu organismo, pode ser um agravante quando não se permite descanso adequado e necessário ao seu corpo, diante de esforços que impossibilitam suas defesas de agirem.
Por partes
1- Condição de vida individual: Quadro de qualidade de vida diária, que deve-se saber antes de treinar com muita determinação.
2- Se você quase nunca fica doente, isso pode ser um sinal de que tudo anda bem na sua relação treino X resultado. É apenas um fator que pode ser avaliado dentro do universo de treinar. Se seus exames de saúde (sangue, urina, fezes, e demais específicos), mais a avaliação ergoespirométrica, ou da condição cardiorrespiratória, estão sempre evoluindo para melhor, este pode ser um sinal de que tudo anda muito bem em sua relação treino X vida diária X equilíbrio orgânico. Diante desse equilíbrio pode-se atribuir alguns quilômetros a mais nos dias de treinamento.
3- Se a sua vida esportiva é marcada por muita prática regular, sem ter que se privar do prazer, é um sinal de que sua atividade de corrida estará em harmonia com sua vida diária e a sua saúde direta.
Relação entre Histórico Esportivo X Qualidade de Vida X Qualidade das respostas fisiológicas em relação aos Resultados de Exames de saúde.
Produto final para a sua decisão
Se seu histórico de prática esportiva perdura vários anos de atividades moderada a intensa, em uma ou mais modalidade esportiva, isso será um sinal de que pode ingressar na atividade de corrida, com um aval para se adaptar melhor a esta exigência esportiva.
Pontuando mais no quadro da qualidade de vida, será a certeza de que poderá correr mais quilômetros e em menos tempo para descanso. Se a sua saúde não lhe impõe altos preços para manter-se correndo, ou seja, não ficar sempre doente, não sentir o corpo dolorido, não apresentar sinais de estresse intenso, este pode ser um resultado que mais devemos aguardar nesta maratona de se condicionar fisicamente para a corrida.
Medidas que justificam o resultado para uma corrida saudável, depois uma corrida mais intensa e por fim, uma corrida de altos rendimentos.
Adaptar-se em caminhada (15 a 30 minutos diários);
Adaptar-se em corrida e caminhada (30 a 60 minutos diários);
Adaptar-se em Corrida regular e frequente (40 a 60 minutos diários);
Adaptar-se em corridas de alto rendimento (depende dos seus objetivos de provas, não menos de 60 minutos diários).
Boa sorte!
Fonte: http://www.ativo.com/Esportes/Pages/correr_mais_ou_menos.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário