segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Desafio N° 27 - 4ª Corrida do Soldado em Foz do Iguaçu-PR

Aqui vai mais um relato das corridas de rua que participo com a Graça de Deus!
Este foi o meu 27° desafio e pela oitava vez nos 10 km.
Não fiz o meu melhor tempo na distância, como já era esperado por ser a primeira prova após a Maratona de Porto Alegre, mas é sempre bom participar e correr com vontade mesmo que o tempo não venha como gostaria.

Este ano a prova teve algumas mudanças: incluíram a distância de 5 km e os 10 km teve o percurso alterado devido as obras do trecho da Avenida Paraná.

Fomos numa galera:

Fernando, Alzemar, Eu, Elenir... e ainda tinha a Ana e o Diego

 Antes da largada, eu e o Alzemar fomos fazer um aquecimento, e quando menos esperávamos fomos avisados pelo meu amigo Marcelo que já tinham largado, mas não escutamos nem chamarem, e muito menos "tiro", fogos ou algo que fizesse baralho. Mas, tranquilo saímos bem no final e perdemos exatos um minuto, mas como vale mesmo o tempo líquido, fui marcando no meu relógio.

Saímos do 34° Batalhão e seguimos em direção ao Shopping Cataratas JL, antes fazendo um quadra pelo centro. Estava um clima bom para a prática da corrida, em torno dos 15°, o problema foi que até o km 3 o sol estava direto no rosto e pra variar eu não fui de boné.

O primeiro km passei muito bom a 4:27, se mantivesse esse ritmo seria ótimo, mas impossível porque até então era só reta e descida. Depois disso até o 2 km foi subida praticamente, tanto que passei com 9:50 bem mais lento. Seguimos nesta altura em direção a rodoviária para então completar o 3 km a 14:30. Até o quarto km era retas e subidas, a parte mais difícil do percurso.

Pouco antes do km 5, na avenida José Maria de Brito, o alívio, uma bela descida. Passei a metade da prova com o tempo de 24:15, e começava a imaginar em quanto fecharia a prova. Então fomos em direção a rua República do Paraguai enfrentando algumas curvas diferente do ano passado. Naquela altura o tempo a cada km eu não me lembro, mas o ritmo melhorava pois era todo plano. A sensação de esforço era maior, tentava acelerar para alcançar corredores a frente, mas não estava fácil não. Bate um pouco de cansaço porque estava num ritmo que não vinha treinando, e o corpo vai sentindo. No 8 km meu tempo era de 38:20 e percebi que não conseguiria melhorar meu tempo em relação ao ano anterior. O calor estava aumentando e as energias acabando... passamos pelo terminal de ônibus e retornamos ao Batalhão. Conclui a prova em 48:30 no tempo da prova, e 47:31 no tempo líquido, 4:45min/km. Em relação ao ano passado foi 1min20s acima, mesmo assim estou feliz, rumo a Maratona de Foz mês que vem.

Da nossa turma de corredores, minha noiva Elenir e a nossa amiga Ana foram nos 5km e fizeram em 35 minutos. Nos 10 km, o Diego e o Fernando chegaram quase juntos com o Diego 20 segundos na frente em torno dos 54 minutos. O Alzemar fez em 52:01 tempo da prova, então no tempo líquido ficou em 51 minutos.

Alzemar, Fernando, Ana e Elenir


Depois da prova encontrei meu irmão Pedro que continua treinando, seu filho Matheus para o Triathlon. Que ontem chegou em 10° lugar com o tempo de 40:57.

 Eu, Pedro e Matheus

 Agora fazer dois treinos longos para completar a próxima maratona com dignidade e sem caminhar.

Dados pessoais

Prova - 4ª Corrida do Soldado
Cidade - Foz do Iguaçu - PR
Distância - 10 km
Tempo - 47:31
Ritmo - 4:45
Velocidade média - 12,63 km/h
N° Peito - 316
Colocação Masculino - 60°  de 271
Colocação Categoria - não tinha

Avaliação da prova
Percurso - relativamente difícil, sobretudo na primeira metade da prova com duas subidas bem puxadas. A segunda parte é mais tranquila.
Hidratação - Exatamente como tem que ser, parabéns a organização, pois tinha água no km 3, 6 e 9.
Medalha - Bonita com o desenho de um tanque, mas não tinha as principais informações do evento, nem o nome da prova, a edição, a distância. Só tinha a cidade.
Organização - basicamente do exército, então não dá para exigir muito, mas foi muito boa, apesar da falha na hora da largada.
Inscrição - Na minha opinião foi um valor padronizado para acesso a corrida, pois R$30,00 é um preço justo e não há interesses em lucro como algumas organizadoras de corridas.
Premiação - Poderia melhorar colocando para categorias por idade, pois tinha apenas para os 5 primeiros geral civil e três primeiros militares.

Concluintes -  724 (219 mulheres, 503 homens e 2 PNE).  


Eu e o Matheus

Eu, Elenir e Ana

Alzemar, Eu, Elenir, Ana e Fernando

Fernando e Alzemar

Elenir e Ana

Eu
 
CORRIDADERUAFOZ.BLOGSPOT.COM
 





 
  


3 comentários:

  1. Parabéns pela prova Robson e desde já lhe desejo uma boa Maratona de Foz.

    Abraço e bons treinos.

    Ah, e me desculpe pelo 'sumiço'. Ando meio desmotivado. hehe


    tutta-Baleias/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. blz
    e qual será sua próxima corrida?

    Abco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andei bastante tempo parado por conta de uma lesão após a Maratona de Brasília que fiz no dia 5 de maio passado e ainda não retornei em definitivo aos treinos. Coisa que só pretendo fazer no próximo dia 1º de setembro. E muito provavelmente farei só a São Silvestre no dia 31 de dezembro em São Paulo. Porém, se eu estiver tudo bem farei 6kms em anexo a uma meia maratona que acontecerá dia 13 de outubro na cidade de Toledo e talvez farei os 5kms da etapa do SESC em Campo Mourão dia 27 de outubro.

      Abraço e boas corridas.


      tutta-Baleias/PR
      www.correndocorridas.blogspot.com.br

      Excluir