terça-feira, 4 de setembro de 2012

Desafio N° 17 - 3ª Corrida do Soldado em Foz do Iguaçu

Neste domingo participei de mais um desafio nas corridas de rua. Foi na 3ª Corrida do Soldado em Foz do Iguaçu.

Graças a Deus consegui encarar os 10km da prova e terminá-la com alegria.

Acordei às 6h30 e fui para a prova na companhia dos meus sobrinhos Diego e Fernando. Pouco antes da largada encontramos o Alzemar, pai do Fernando. Encontrei alguns amigos já tradicionais presentes nas corridas, como o Josiel e o André. Antes da largada fizemos um aquecimento e conversamos bastante sobre o desafio de cada um para esta corrida.

Às 8h saímos do 34° Batalhão, com o início do percurso um pouco diferente em relação ao ano passado, desta vez passando pela primeira da quadra da Avenida Brasil e Almirante Barroso, para voltar a Avenida República Argentina com direção ao Shopping JL.

A temperatura devia estar em torno de uns 20° graus, bem mais quente do que no ano passado quando estava 5° graus. O sol já estava presente e dificultou principalmente até o 3° km pois vinha de encontro ao rosto.

Meu objeitvo básico, é claro, era baixar o meu tempo nos 10km. Então tentei sair num ritmo, passei pelo 1° km com 3min50 (acredito a marcação do km estava errada, e não terei um km, porque eu não corri tanto para passar com esse tempo). Em seguida chegamos a uma subida no início da Avenida Costa e Silva em frente ao Shopping.  Depois um pequena descida e uma reta.  Não tinha marcação do km 2, e apenas no km 3 olhei no relógio que marcava 14:05, num ritmo de 4:42/km. Então chegamos a parte mais difícil da prova na subida da Rodoviária, ali tinha o primeiro posto de hidratação, me ajudou muito porque antes da corrida estava com sede, e não via a hora de chegar nos copos de água.

Chegamos a Avenida José Maria de Brito, foi quando eu imaginava que dali em diante era só alegria. Tentei forçar um pouco mas meu corpo não respondeu muito bem ao desejado, e tive que me manter como estava, passando pelo km 4 com o tempo de 19:10. Na verdade o meu ritmo caiu porque passei pelo km 5, metade da prova com o tempo de 24:24, ritmo de 4:53/km, e olha que tinha estava na descida da Avenida Paraná. Pensei, vou forçar agora porque se continuasse naquele ritmo terminaria com 49 minutos.

A segunda parte da prova é bem mais fácil, pois "pegamos" uma boa descida na Avenida República do Paraguai, e no km 6 meu tempo era em torno de 28:30. Ali mais um posto de hidratação, joguei água na cabeça e ajudou a refrescar o calor que estava.

No km 7 chegamos a Avenida Juscelino Kubitschek e estava com o tempo de 32:30, ritmo de 4:39/km. A partir dali era somente reta e fui uma passada após a outra, dizendo a mim mesmo "vamos lá Robson, até o final, só até o final!". No km nem lembro meu tempo, só lembro que senti um pouco cansado, e foi nesta hora que lembrei a falta de sono. No dia anterior eu dormi menos de 4 horas. Então as palavras que eu me diz agora era: "tem que ser na raça!". No km 9 meu tempo era de 42:10 e logo me veio a cabeça o meu melhor tempo nos 10km que é 46:02, e percebi que não era o dia em que melhoraria meu tempo. Tentei aumentar a velocidade, mas não estava fácil. Um posto de hidratação ali no último km me ajudou a não cair ainda mais o ritmo. Por fim, entro no Batalhão passo a linha de chegada com o tempo de 46:33, tempo líquido de 46:21 faço o sinal da cruz, levando as mãos para o céu e agradeço a Deus!

Apesar de ficar 19 segundos acima do meu melhor tempo e não conseguir nem o objetivo básico que era baixar o tempo, estou muito feliz pois dentre as dificuldades do percurso e do meu condicionamento, está de bom tamanho. Minha colocação foi 60° de 298 masculino na categoria Civil. Lembrando que no ano passado eu havia feito em 52:25, então quer dizer que melhorei 6 minutos em um ano. Não havia categorias por idade, uma grande falha na minha opinião.

Ao final da prova, nos encontramos e o Alzemar e o Diego chegaram quase juntos com 30 segundos de diferença. Só o fernando que até passou mal na prova e teve que caminhar que chegou perto de uma hora de prova.

Os tempos líquidos de quem eu conheço. 

119° ALZEMAR ALVES DA SILVA              51:00
128° DIEGO CESAR DIAS DE SOUZA       51:30
132° JOSIEL AIRES MARTINS                    51:30
188° ANDRÉ LUIS RODRIGUES LENZI   56:32
214° FERNANDO SOUZA SILVA                59:10


Bom, para os próximos dias tenho que descansar e fazer alguns treinos me preparando para o grande desafio, ESTREAR NA MARATONA INTERNACIONAL DE FOZ DO IGUAÇU, dia 30/09.
Com a Graça de Deus superar mais este desafio nas minhas corridas e na minha vida!

Dados gerais

Prova - 3ª  Corrida do Soldado
Cidade - Foz do Iguaçu-PR
Distância - 10km
Tempo - 46:21
Ritmo - 4:38
Velocidade média - 12,94 km/h
N° Peito - 81
Colocação Geral Civil- 60° de 298 homens 
Colocação Categoria - não tinha


Avaliação da prova 

Percurso - Na minha opinião de dificuldade média, pois havia duas subidas, da Avenida Costa e Silva e da Rodoviária, mas também tinha três descidas e ums quatro km em reta.
Hidratação - ideal, nos km 3,5, 6,5 e 9 e na chegada, todos com água gelada.
Medalha - Muito bonita, pena que muito parecida com a do ano passo, mas ela é bem grande e pesada, personalizada com o nome da prova, a edição da prova, a cidade, só faltou a quilometragem
Organização - Boa, pois este ano melhoraram na marcação dos resultados com chip de cronometragem, neste ponto estão de parabéns. Após a prova melhoraram também as mesas de frutas e hidratação
Inscrição - Ideal! bem em conta para que qualquer corredor pudesse participar, apenas R$20,00 com direito a camiseta, garrafinho, chip de cronometragem. O único ponto falho é que só poderia ser feito lá no Batalhão e não tinha como fazer pela internet, poderiam ver este ponto para que corredores de fora de Foz do Iguaçu possam saber da prova e se inscreverem.
Premiação - Fraca, porque só havia para os 5 primeiros no civil e 5 primeiros no militar, não havia premiação por faixa etária, o que para mim é uma grande falha!



RESULTADOS
http://www.cronoserv.com.br/


 Eu, Diego, Alzemar e Fernando


 Eu




 Eu e o Diego




 Eu e o Fernando




 Eu e o Alzemar


CORRIDADERUAFOZ.BLOGSPOT.COM



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário